logo raketo 22_23_azul e amarelo sem fundo-2

Due Diligence Técnica

O objetivo de uma diligência técnica é investigar todos as falhas de Software, produto e governança de tecnologia da informação em um investimento, fusão ou aquisição de empresas de tecnologia, assim como as oportunidades de melhoria.

Como analisar a qualidade dos softwares desenvolvidos por empresas de tecnologia?

É comum a análise da qualidade jurídica, financeira e contábil através de diligências.

 

ddetch10

Investe-se uma quantia de tempo e recursos para esse tipo de análise, mas poucos possuem a cultura de se preocupar em fazer uma análise mais profunda da tecnologia que está comprando. O motivo? Custa caro o investidor manter uma equipe integral de tecnologia para analisar potenciais aquisições. Em um mundo onde as soluções só possuem escala e diferencial competitivo devido a tecnologia, não aprofundar a analise é um erro.

A Due Diligence técnica analisa os seguintes pontos: código, segurança, banco de dados, arquitetura, desempenho, documentação, aplicativo/produto, gestão, equipe/pessoas, processos, usabilidade.

Como é feito atualmente no Brasil?

  • Processo informal (realizado através de favores/conhecidos).
  • Alocando os esforços de times internos, desfocando e estando enviesados.
  • Empresas estrangeiras que tem altos custos e tem pouca familiaridade com legislação brasileira.
DUE DILIGENCE TÉCNICA

OBJETIVO DA DILIGÊNCIA

Expor riscos para prevenir custos (ex: multa LGPD, refatoração de código) ou melhorar a qualidade e eficiência dos sistemas atuais, para uma transação mais justa para ambas as partes.

ENTREGÁVEL DA DILIGÊNCIA

Relatório de investigação e análise dos fatores técnicos de uma empresa para compreender possíveis riscos que a mesma possa trazer para os stakeholders em transações e aquisições societárias.

Você conhece o caso da Frank, startup investida pelo JP Morgan?

A Frank é uma startup que ajuda estudantes no processo de solicitação de créditos estudantis. O JP Morgan realizou um investimento de US$ 175 milhões e, após um ano, o banco abriu um processo contra a fundadora da empresa por mentir sobre a escala do negócio durante a due diligence, que não havia focado nas informações técnicas. A alegação é de que Charlie Javice teria apresentado ao JP Morgan uma lista de 4,5 milhões de clientes em seu banco de dados – mas só 300 mil eram verdadeiros, menos de 10%.

frankfraude

 Due Diligence Técnica 

Formulário de interesse em contratação do serviço

"No mundo de startups, o principal ativo é a tecnologia. Não compre gato por lebre."

- Fred Santoro, CEO